terça-feira, 22 de setembro de 2009

LIVROS ADQUIRIDOS NA BIENAL/2009

HISTÓRIA DE UM ANJO de Max Lucado


Eu não conhecia este autor, mas uma associada me pediu que comprasse livros dele., e inicialmente, eu fiz aquele corpo mole de quem não gosta nadinha de livros de auto-ajuda, embora haja vários no acervo da Locadora pois, afinal, estou longe demais de ser a dona da verdade, e muita gente diz que se beneficia dos conselhos dados em cada um deles.
Enfim, comprei primeiramente SEM MEDO DE VIVER, que vi em grandes anúncios nos para-brisas traseiros dos ônibus, e até agora não consegui que ele parasse por aqui para que eu pudesse lê-lo. Desde o primeiro dia o livro foi para a rua, e desde então estou à espera de que ele retorne para que eu o conheça melhor.
Eis que veio a Bienal, e lá eu encontrei um outro livro do mesmo autor. Este bem pequeno, de capa dura, assim, antes de cadastrá-lo resolvi que o leria para que não acontecesse o que houve com o outro que se foi, sem data para retornar.
E a história é uma releitura da concepção e nascimento de Jesus, e parece quase infanto-juvenil, mas é leitura agradável e rápida. Pela voz do anjo Gabriel acompanhamos a batalha entre as forças do Céu e do Inferno para impedir que Deus nos mande seu Filho para salvar a humanidade.
Creio que mais uma vez, aqueles que gostam do autor vão achar que eu acertei.

Pois é, estivemos na Bienal do livro/2009 e fizemos boas aquisições para nosso acervo. Estamos cadastrando e colocando no site e colocando já à disposição para locação.

* AO SOM DO MAR E A LUZ DO CÉU PROFUNDO - Nelson Motta
No final de 1959, o Rio de Janeiro ainda é a capital federal e Copacabana vive os seus últimos dias de glamour. É para lá que se muda a família do coronel Kleber Ferreira, realizando o sonho da mulher, Dona Eva, que abre uma loja de doces e se apaixona por um delegado bonitão e cafajeste. Alertado por uma carta anônima, o marido contrata um detetive particular e a vida de Eva começa a correr perigo.
No bairro Peixoto, a vida não será a mesma depois da chegada dos novos vizinhos da família Ferreira, o adido militar americano Francis W. Simon, sua filha de 17 anos, apaixonados pelo Brasil paradísíaco dos filmes e das músicas e ansiosos para descobrir o país real.
Na Califórnia, Carol estudava Português, ouvia discos e folhaeava revistas brasileiras sonhando com as praias e com seu primeiro carnaval. Quando chega ao Rio de Janeiro, ela escandaliza e conquista a vizinhança, principalmente os adolescentes do bairro Peixoto, encantados com seus maiôs de duas peças, suas pernas torneadas e sua cabeleira ruiva, e um surpreendente talento para o futebol. Filha de Dona Eva e bonita como a mãe, Marina se torna amiga e confidente de Carol.
Preto, magrelo e dentuço, Bombril é carque da bola e da simpatia, melhor amigo de Marina, ele fvai ensinar Carol a jogar futebol e aprender inglês com ela, para inveja da turma de garotos.
Entre medos e esperanças, desejos e segredos, o amor e a amizade se misturam e explodem nos corações, entre sambas, marchinhas e jatos de lança-perfume, a vida e a morte dançam juntas no Bairro Peixoto, ao som do mar e a luz do céu profundo.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Assassinos Seriais



Faz umas duas semanas que estou lendo livros sobre assassinos seriais. De vez em quando acontece uma coisa dessas: eu cismo com um assunto, e prego nele. Chegam todos os tipos de livros, mas eu fico ali, colada naqueles que tratam do mesmo tema, e agora está na vez dos serial killers.
Há um ano e meio mais ou menos saiu um livro, CORAÇÃO FERIDO, autora Chelsea Cain, e a história trata de uma psicopata belíssima (Gretchen Lowell) que, perseguida por um investigador (Archie Sheridan) durante 10 anos, acaba por conseguir capturá-lo, e o tortura por dez longos dias, após os quais, surpeendentemente se entrega, e o deixa viver. Mas nosso detetive jamais será o mesmo. Ele se torna alguém de saúde frágil, viciado em analgésicos, com uma saúde para sempre comprometida, uma família partida, e viciado na pior das drogas: a sua própria algoz.
Bem o livro é incrível porque embora racionalmente saibamos que não é nada correto torcer para que uma mulher como Gretchen permaneça viva, acabamos desejando que a história continue, e que o relacionamento entre os dois, detetive e assassina prossiga. Não é uma torcida pela vilã, mas uma necessidade de mais ...
E eis que finalmente sai o segundo volume: CORAÇÃO APAIXONADO, quando vemos que a vida do nosso detetive continua caótica, sua saúde fragílima, e o que o mantém é o desejo de rever, de manter contato, de prosseguir no seu torto relacionamento com a assassina.
Novos corpos, novos crimes, e continuo estranhamente, morbidamente como o nosso herói a torcer por esta assassina.
Bem, não vou continuar contando esta história para você, mas acho que se você ousar entrar no mundo desta assassina, como eu, vai torcer por ela também. E como eu, vai aguardar ansiosamente pelo terceiro: CORAÇÃO MALIGNO.