sexta-feira, 17 de julho de 2009

Para Sempre Alice



O mal de Alzheimer, doença sobre a qual ainda não sabemos o suficiente, mas que temos por perto, ou até mesmo em nossa família, um caso para contar.
PARA SEMPRE ALICE é um romance, e não pretende ser mais que isso, mas acaba sendo. A autora, Lisa Genova conta uma história linda sobre uma professora de Harvard, uma cientista, uma mulher de mente brilhante, e que repentinamente percebe que sua vida mudará radicalmente, a partir da descoberta da doença.
Seu relacionamento com o marido, cientista como ela, e que, inicialmente tudo faz para negar a degeneração da mente de sua mulher, a forma como seus três filhos lidam com a doença, e com a velocidade da perda da cognição dessa mulher, antes admiradíssima por seus alunos e colegas como aquela que jamais se esquecia de coisa alguma.
Não é um livro triste, ao contrário, há uma força espetacular nesta professora que luta o quanto pode para retardar ao máximo os sintomas dessa doença, e como, ao perceber o quão difícil isto se torna, mais uma vez ela demonstra sua coragem aprendendo a conviver com cada perda diária de sua história, de sua vida.
O desejo que tenho é de contar aqui a história todinha para vocês, mas não vou fazê-lo. Vou esperar que venham lê-lo conosco.
Um lindo final de semana para vocês.
Em tempo: Não posso de deixar de dizer também sobre outro livro sobre o mesmo tema, e este uma não ficção de uma autora que amo: HELOISA SEIXAS. Este, um depoimento da autora sobre sua convivência com a doença de sua mãe - O LUGAR ESCURO (UMA HISTÓRIA DE SENILIDADE E LOUCURA).




Nenhum comentário:

Postar um comentário